SXSW 2024: tendências nos eventos

Qual a importância do que rola neste evento ícone para o profissional de eventos?


SXSW 2024: tendências nos eventos

Qual a importância do que rola neste evento ícone para o profissional de eventos?

Por Vanessa Martin
18/03/2024

O South By Southwest – SXSW é o maior festival de inovação do planeta e tem mais de 200 trilhas de conteúdo e abordagem. A edição 2024 acabou há pouco.

Participar dele e/ou acompanhar o que acontece nele é entender a dinâmica e as tendências que nortearão o mundo na sequência.

De todos os artigos e depoimentos que li sobre o evento, o do Demétrio Teodorov (abaixo o link para leitura completa), sintetizou bem pontos relevantes dos quais 4 deles eu contextualizei para o mercado de eventos.

IA – Inteligência Artificial, popularização ascendente

Quando este tema aparecia, se tornou sinônimo de sala cheia. A abrangência ampla e irrestrita de soluções que a envolvem cobre todas as áreas possíveis, incluindo o setor de eventos. O motivo para tanto sucesso é simples: ganho de produtividade, diminuição de custos, maximização de resultados, etc.

O profissional de eventos vem sendo cada vez mais impactados pelas mudanças na demanda de eventos: prazos cada vez mais curtos entre o pedido e a entrega, redução de orçamentos, exigência de eventos diferenciados e criativos, velocidade na transformação de hábitos e no aparecimento de novas tendências e no volume de conteúdo disponível.

Tudo isso se traduz em fazer muito mais com muito menos, incluindo nesta equação a commodity mais escassa do planeta: o tempo!

Ganhar mais tempo ao evitar ter que fazer tarefas repetitivas ou desnecessárias, é o motor da busca desenfreada por soluções de IA também pelo profissional de eventos. Desta forma, ele pode se dedicar mais na criação de event design inovadores e na gestão da execução.

A Geração Z

A Geração Z já está virando tudo de cabeça pra baixo. A forma como veem o mundo, como gostam de trabalhar e como querem interagir com pessoas e marcas é bem diferente de gerações anteriores. Nos eventos, o event design e as entregas precisam ser adaptados para estas novas exigências, tais como:

  • Se preocupam com questões ambientais, sociais e políticas – o evento com propósito e evento sustentável estão dentro de suas demandas. Ele precisa se sentir representado pelo conteúdo e pela proposta do evento. Ele vai aos eventos para trocar ideias e encontrar seus pares (tribos), com comodidade, segurança e bem-estar / saúde. O tema aqui é maior autocuidado que as gerações anteriores. Há pesquisas mostrando que consomem menos álcool e tem preferência por eventos que terminam antes da meia-noite, para garantir uma boa noite de sono.
  • Estão muito conectados à internet e viciada em redes sociais – a divulgação, promoção, pagamento, interação e engajamento, entre outros, deve utilizar diversos recursos de plataformas digitais. Se destacam os eventos corporativos de tecnologia e de novidades tech, nos quais a atenção às atividades de networking é fundamental.
  • Buscam experiências diferenciadas e engajadoras – espaços instagramáveis e opções de A&B diversificadas (incluindo vegano e vegetariano) estão entre os desejos.
  • Preferência por certas tipologias – já se percebe atração desta geração pelos eventos musicais, em especial os festivais, onde podem encontrar com amigos e suas tribos com diversão. Eventos de curta duração, como as palestra TEDx, são os mais adequados para esta geração inquieta. Até a comemoração de aniversário dos nascidos entre 1994 e 2010 mudou de um para várias festas na semana. É o #birthdayweek.
  • Gosto pela coletividade – a opção pelas grandes aglomerações em eventos presenciais como festivais (já citado) e convenções, para encontrar e interagir com seus pares.

Sustentabilidade como urgência

Para onde quer que se olhe, a sustentabilidade desponta e fica cada vez mais forte. Itens citados por Teodorov como crescimento da consciência ambiental, mudança nos modelos de consumo e preferência por produtos sustentáveis são fortemente retratados no dia-a-dia dos eventos. São as marcas entregando o que o novo consumidor busca.

Aqui, é essencial a compreensão de que realizar um evento sustentável é estar ancorado no tripé ambiental, social e econômico e também atentar para o ESG, em especial, a governança corporativa. Há que se considerar ainda a amplitude de sua aplicação, bem como a melhoria constante das métricas e na inclusão de novos itens e aspectos da sustentabilidade a cada edição.

Este é um cenário que estará cada vez mais presente nos projetos de event design, impulsionado também pela Geração Z. Poder entregar tudo isso, demanda aprendizado contínuo dos profissionais de eventos. É o long life learning.

Saúde holística: o futuro do bem-estar

O crescimento amplo e constante pela sustentabilidade e as mudanças no comportamento dos consumidores que passam a buscar fortemente o bem-estar, a saúde, o equilíbrio trabalho-lazer, o maior convívio com amigos e família, a valorização do trabalho comunitário e a ajuda a quem precisa. São mudanças significativas que impactam o setor e estimulam as alterações e ajustes no evento para prover estas necessidades.

A importância do tema de bem-estar pode ser observada em inúmeros conteúdos e atividades do festival. Como a sessão de lançamento do livro Raise & Raise Others, coletânea de histórias de superação e inspiração de autoras brasileiras, que contou com a presença do Hugh Forrest, Co-President e Chief Programming Officer do SXSW e 3 coautoras: a atriz Maria Paula, a CEO da Wish, Natasha Castro e Manzar Feres, General Director and Advertising da Globo.


Tive o privilégio de ser coautora e poder mostrar as ações e os resultados de aprimoramento profissional sobre os eventos digitais, oferecidos pelo DEE – Digital Event Expert a milhares de profissionais de eventos brasileiros durante e desde a pandemia.

Para concluir

Os eventos são o retrato fiel do que acontece pelo mundo. Ou seja, você encontra no evento que participa, tudo o que é relevante na atualidade: necessidades, hábitos, tecnologias, tendências, conteúdo, abordagens, formas de interações, tipos de alimentos & bebidas, etc. 

Desta forma, o que impacta nas atividades diárias de qualquer segmento econômico, social, político, geracional e/ou ambiental, estará representado no seu próximo evento e influenciará de forma direta as escolhas a serem feitas pelo profissional de eventos.

Se você já entendeu como selecionar o que acontece de relevante e correlacioná-lo com a sua realidade, identificando mudanças e adequações que precisa fazer, você é um profissional antenado e, certamente, se destacará da concorrência!

PARA SABER MAIS

• TEODOROV, Demétrio. 5 grandes tendências apresentadas no SXSW 2024 - 5 grandes tendências apresentadas no SXSW 2024 - Glamurama (uol.com.br)

• Festas sem fim: as intensas comemorações de aniversários da geração Z - https://veja.abril.com.br/comportamento/festas-sem-fim-as-intensas-comemoracoes-de-aniversarios-da-geracao-z

• Ebook sxsw 2024 - https://lp.escoladocaos.com/ebook-sxsw-2024

CASTRO, Natasha. SXSW não é summit. SXSW - SXSW nao é Summit (meioemensagem.com.br)