PLANO DE AÇÃO 2023: JÁ FEZ OU VAI FICAR À DERIVA?

O que eu tenho visto nos meus atendimentos em Consultoria é que a estratégia muitas vezes não está alinhada com as necessidades do mercado. O cenário está mudando na velocidade da luz e as empresas têm que fazer o ajuste das velas constantemente. Com taxas de conversão cada vez mais baixas, é necessário que se ouça o cliente, que se faça a identificação das dores, e que o serviço seja cada vez mais personalizado.

Porque fazer Planejamento quando o mundo está tão incerto? Planejar quando se está à mercê de coisas como pandemias e guerras? Imagine assim: se está difícil com planejamento, imagine sem.

Em 2019 eu voltei para Santa Catarina, em busca das minhas raízes. O trabalho me levou para muitas cidades e países, mas eu sentia que deveria voltar… Daí veio a pandemia, que caos! Posso te dizer com toda a segurança que, se eu não tivesse um bom Plano, com a perda de contratos, eu teria surtado. O que me manteve firme, além da terapia é claro, foram os meus objetivos e a visão do que eu queria para o futuro enquanto empreendedora. Planejamento serve para pessoas, empresas, cidades ou países.

É SÓ PARA OS FORTES? NÃO NECESSARIAMENTE...

Mas é claro que não é fácil, planejar e ter pensamento estratégico é um exercício diário, mas felizmente, uma habilidade que pode ser aprendida. Escolher uma boa estratégia implica em eleger um conjunto harmonioso de objetivos. Neste sentido, é fundamental fazer uso dos seus diferenciais para posicionar-se, é um dos fatores-chave, conforme Porter. No meu caso, usei a comunicação e fui para o Digital.

É importante dizer que, saber planejar não vai evitar falhas, mas com certeza irá mitigar os erros e os impactos negativos, o risco é calculado. Pode parecer óbvio ter um plano traçado, mas pasmem, boa parte das pessoas não tem ideia de como conduzir seus negócios em 2023, ou estão com sérias dúvidas. E quem não está?! Some-se isso aos fatos de um ano com recursos cada vez mais escassos, sem falar que estamos emaranhados num cenário político e econômico instável. Não ter planejamento é como estar num barco à deriva, em plena tempestade.

O que eu tenho visto nos meus atendimentos em Consultoria é que a estratégia muitas vezes não está alinhada com as necessidades do mercado. O cenário está mudando na velocidade da luz e as empresas têm que fazer o ajuste das velas constantemente. Com taxas de conversão cada vez mais baixas, é necessário que se ouça o cliente, que se faça a identificação das dores, e que o serviço seja cada vez mais personalizado. Muitas empresas não têm resultados satisfatórios porque “atiram para todos os lados”. Ter um bom planejamento é ter direção e saber onde você está e pra onde quer se levar, num futuro desejável. Neste sentido, afirmo que a experiência de planejar contêm a possibilidade de erros e acertos, o que faz com que o empresário conheça mais e melhor o mercado onde atua, fazendo os ajustes necessários.

Um bom Plano de Ação pode ser a bússola que as empresas precisam para navegar bem pelos negócios em 2023. Já fez? ótimo. Se não fez, corre o risco de ficar à deriva.



Quer saber mais? 

Acesse as minhas redes sociais @academiadeeventoscosuntoria ou www.linkedin.com/in/maitêuhlmann. Tenho novidades por lá. Em tempo, aproveito a oportunidade para te desejar um 2023 cheio de conquistas.