Em sua edição de 10 anos Fórum Eventos se consagra como palco de inovação e transformação

Mais importante encontro da indústria de eventos no Brasil em sua edição de 10 anos, o Fórum Eventos apresentou novidades, tendências, promoveu negócios e trouxe temas relevantes para seus participantes.
Painel Cases Vencedores do Prêmio Caio

Mais importante encontro da indústria de eventos no Brasil em sua edição de 10 anos, o Fórum Eventos 2023 apresentou novidades, tendências, promoveu negócios e trouxe temas relevantes para seus participantes. A grande celebração da indústria de eventos alcançou de 24 e 25 de abril a marca de 496 visitantes únicos, dados comprovam que a posição do Fórum Eventos como um dos principais centros da geração de negócios na indústria e palco das soluções que transformam o setor. 

A área de exposição do evento reuniu três dezenas de expositores, que trouxeram os principais lançamentos do segmento. Esse é o sentimento de Thiago Tortolano e Fabio Nunes, diretores do Grupo Pleno, patrocinador diamante da 10ª edição do Fórum Eventos: “Nós queríamos estar aqui para mostrar nossa entrega, nosso trabalho e foi muito prazeroso e gratificante. Aqui mesmo tivemos feedbacks superpositivos e ter participado contribuiu muito para nosso grupo”, revela Fabio Nunes. “Estamos aqui para apoiar o setor de eventos, sabemos o quando esse evento e o Sergio Junqueira são importantes. Nosso maior objetivo foi contribuir para entregar um evento no nível que é o Fórum e ficamos muito felizes por realizar uma de suas melhores edições”, completa Thiago Tortolano.

Winston Chagas, diretor do Centro de Convenções Frei Caneca, patrocinador master relata: “O Frei Caneca é patrocinador master do Fórum Eventos pois acreditamos muito no setor, entendemos que existem diversas feiras no mesmo segmento e acredito que podemos ser cada vez mais ousados para recuperar o muito que foi perdido na pandemia. Nossa expectativa é de relacionamento, tanto com pessoal que já organizam eventos aqui no Frei Caneca e com novos parceiros”.

Tomas Miranda, gerente de desenvolvimento de negócios e parcerias na Sympla, destaca, “participar do Fórum Eventos é sempre uma alegria. Conversamos com vários players do trade, agências, espaços e organizadores de eventos. Esse é um dos principais eventos do ano para a gente. Hoje, tentei trazer algo atual e que contribuísse para o mercado; falar sobre marketing em eventos é um grande desafio para todo mundo, ainda mais pela transformação digital que estamos vivendo, justamente por isso disponibilizados nossos cursos, e sabemos que o Fórum é a melhor oportunidade para passarmos essa mensagem”.

Fabiana Lima, do Mato Grosso do Sul, patrocinador Gold do evento descreve com entusiasmo a participação de seu estado no Fórum: “Estou achando sensacional, principalmente a área de network. O Fórum veio todo engajado com novas tecnologias, abordando principalmente sobre metaverso. Eu me surpreendi e estou muito contente com todo aprendizado que recebi aqui, espero contribuir com nosso trade no Mato Grosso do Sul”, finaliza. “Foi um prazer estar aqui, estou achando o nível das palestras espetaculares, foi muito acima das minhas expectativas. A conexão com fornecedores em relação a novos produtos e soluções, foi muito produtiva, a gente espera que nos próximos Fóruns tenham ainda mais destinos, para que assim possamos divulgar e ofertar mais nossos destinos”, completa Marco Antônio Tiago, da Prefeitura de Bonito & Pantanal/MS

Rogério Miranda, sócio-diretor do Grupo Inteegra TEC, relata positivamente a participação do grupo no evento, “Nós participamos do Fórum desde o primeiro ano da empresa, ou seja, já são quase oito anos de Inteegra. Nos últimos anos trabalhamos de maneira bem intensificada com plataformas, credenciamento, o desenvolvimento do aplicativo, além do avatar Junka que foi idealizado pela Inovation, que é uma das empresas do grupo. O Fórum Eventos é um dos poucos eventos hoje que traz um conteúdo tão rico e é sempre um sucesso”.

Rodízio Hosted Buyers Fórum Eventos 2023

HOSTED BUYER

Um dos pilares do Fórum Eventos são as rodadas de negócios com os Hosted Buyers. O programa procura estabelecer conexões e gerar negócios e acordos comerciais com representantes da indústria de eventos, compreendendo os segmentos de feiras, incentivo, congressos, convenções, dentre outros.

O diretor do Fórum Eventos, Sergio Junqueira Arantes, destaca que o Programa Hosted Buyers é um dos pilares de seu sucesso. “Além de usufruir de um conteúdo riquíssimo, especialmente desenvolvido para os profissionais de eventos, o Programa proporciona uma network muito forte entre os próprios gestores e com supliers”.

O Programa Hosted Buyers Fórum Eventos e o sistema de Networking Ativo já estão consolidados. Além do contato com suppliers, propicia o incremento de relacionamento com uma extensa rede de gestores de eventos corporativos e associativos. A cada edição temos a responsabilidade de elevar o nível de compradores, colaborando assim para fomentar negócios robustos para toda a indústria”, conclui Junqueira.

Sandra Alves, coordenadora de contratos e compras na Locaweb, destaca de forma positiva sua participação na 10ª edição do Fórum Eventos: “Essa é a quarta vez que participamos do Fórum, o que mais gosto nesse evento é que sempre aprendo muito aqui. O evento sempre traz temas atuais do mercado e acredito que isso é primordial, além de abrir olhares com grandes possibilidades de network. Eu super apoio e é sempre um prazer estar aqui”.

Aretusa Tupinamba, coordenadora de marketing na Fresenius Kabi Brasil, relata “Todos os anos que venho no Fórum Eventos me surpreendo com a qualidade das palestras e temas abordados, todos extremamente relevantes ao mercado. Se puder resumir o que o Fórum representa, seria educação com inspiração, pois pra nós profissionais da área é extremamente necessário estarmos sempre nos atualizando e aprendendo.

CONECTE-SE COM O FUTURO DOS EVENTOS

Com o tema central “Conecte-se com o futuro dos eventos”, o Fórum Eventos 2023 se consagra como um evento para preparar profissionais que trabalham na indústria para lidar com a complexidade e as mudanças do mundo atual. O encontro reuniu especialistas que apresentaram ideias e soluções para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que surgem nesse setor em constante evolução. Os temas discutidos vão desde a necessidade do ESG e DIE deixarem de ser apenas letrinhas bonitas, para aterrizarem na prática das empresas de eventos, até a importância da integração, diversidade e inclusão.

O evento apresentou palestras sobre como usar a tecnologia para facilitar a gestão de eventos, workshops para ajudar a tomar melhores decisões nos eventos, o ponto cego da liderança, a criação de negócios de impacto social, o futuro dos eventos digitais e o papel do protagonismo profissional.

Um dos temas abordados no Fórum Eventos 2023 foi o uso da tecnologia para facilitar a gestão de eventos. Nei Grando, Gil Giardeli e Alexandre del Rey, consultores em inovação, inteligência artificial e metaverso apresentaram as melhores práticas em tecnologia e IA para criar uma experiência inesquecível para os participantes.

Outro destaque do evento foi o painel "Events Trend", workshop reuniu Vanessa Martin e Barbara Duran que abordaram a velocidade das mudanças no mercado de eventos e oferecerão ideias e ferramentas para aprimorar a organização de eventos, adaptando-se à nova realidade do mercado.

Um dos painéis mais prestigiados do Fórum Eventos, o Vencedores do Prêmio Caio contou com a participação de 14 experts que apresentaram cases sensacionais: Andrea Flores, da Businessland; Dilma de Souza Campos, da Agência Outra Praia; Fabio Brunoro, da Agência Popi; Germano Cardoso Pereira, da Magalu; Gulli Alves Lima e Caetano de Pádua, da Red Door Agency; Hugo e Rodolfo Reis Morales, da Think Ideias; Rogério Miranda, da Inteegra; Rose de Paula, da Expertise Group, Sandra Sciacca, da Discover Eventos; Sulla Costa, da Núcleo Cenografia e Vanessa Felix, da Renase.

Outros temas abordados incluem liderança, protagonismo profissional, ecossistema de negócios, diversidade e inclusão. O evento também apresentou experiências vivenciadas por Fabiana Raulino, Roberta Suplicy e Simoni Kliass no South by Southwest (SXSW) e como as tendências apresentadas no evento podem ser aplicadas em outros setores.

Carla Tieppo, Chris Pelajo e Natasha Caiado (online) trouxeram o tema: uma experiência de Neurociências, painel que apresentaram no SXSW, o mais inovador evento mundial. A palestra mostrou que a Olimpíada de Paris irá apostar em sustentabilidade e principalmente em experiências ao ar livre. “Vai ser a primeira vez na história que a abertura de uma Olimpíada será fora de um estádio, acontecerá no rio Sena”, explicou Chris Pelajo, jornalista apresentadora e palestrante. Carla Tieppo, neurocientista, apresentou na prática um experimento que foi demonstrado em Austin, com duas pessoas que estavam presentes no Fórum, mostrando como a plateia pode acompanhar o impacto que as emoções e sentimentos estão ligados com nossas atitudes e podem ser monitoradas em tempo real, permitindo, por exemplo, que um palestrante mude sua apresentação, ao observar que não está sendo compreendido ou agradando. Afinal a neurociência pode ajudar a compreender melhor o comportamento humano, “a neurociência não é só uma moda, é um conhecimento novo que avançou muito nos últimos 40 anos com ajuda da tecnologia”.

Os palestrantes foram de diversas áreas, como consultoria em inovação, inteligência artificial, coaching de executivos, gestão de talentos, marketing, entre outras. Saúde mental foi o tema de Izabella Savaget jovem com necessidades especiais, cujo objetivo é transmitir conhecimentos e inspirar e motivar as pessoas.

O Fórum Eventos 2023 trouxe ainda especialistas que abordaram o protagonismo profissional, entre outros. O evento contou com a presença de profissionais renomados, como Patricia Ellen, trouxe a tona dados do consumo atual do carbono e de como podemos reduzir esse número atual significativamente; mostrou também que o Brasil tem grandes potenciais para liderar a economia de baixo carbono no mundo, “O Brasil é o único país do mundo que pode se tornar carbono zero até 2030, quanto mais falarmos sobre isso e fazermos diferente, mais próximos estaremos dessa realidade”; Flávia Gamonar, que apresentou sua experiência e mostrou como conquistar protagonismo para se destacar no mercado de trabalho. “Potencializar sua comunicação, buscar ser ainda mais criativo e aprender a separar o profissional do pessoal, são chaves que vão te ajudar a valorizar mais sua marca pessoal e consequentemente te dará mais protagonismo e autonomia” e Célia Kano, que falou sobre negócios de impacto social e o papel do ecossistema nos negócios. Ainda houve palestras sobre inclusão e a importância do estado interno na liderança, com Murilo Gun, Dani de Maria e Dani Black.

Palestra Marcos Piangers

Para finalizar o mais relevante encontro de inovação em eventos no Brasil, Marcos Piangers, cinco vezes palestrante do TEDx, a maior conferência de ideias do mundo, já foi chamado de “guru” pelo portal UOL e “fenômeno da internet” pelo jornal O Globo, marcou presença com uma palestra incrível sobre Protagonismo e felicidade.

Piangers mostrou na prática e com exemplos reais de sua vida pessoal, como não perder a autenticidade e originalidade na vida profissional e, principalmente, no âmbito pessoal. Marcos compreende o avanço da tecnologia e sua importância, mas chama a atenção para pontos pessoais que acabamos esquecendo, "Todas as máquinas podem estragar, mas só tem uma máquina que não pode estragar, sou eu e você, o que nos diferencia é que temos a capacidade de sentir".

Os ricos debates e conteúdos estão disponíveis para os participantes do evento no APP Fórum Eventos 2023 até o dia 10.05 e, em breve, os vídeos das palestras estarão na plataforma Sympla Play.

Arena Networking Fórum Eventos 2023

EXPERIÊNCIA QUE TRANSFORMA

O Grupo Conecta Eventos, realizador do Fórum Eventos sempre busca, a cada edição, aprimorar a experiência de visitantes e expositores, pensando com atenção em cada detalhe. Para este ano, a estrutura da Arena de Network foi completamente reformulada, segundo Sergio Junqueira Filho, diretor do Fórum Eventos, “unindo comunicação impressa têxtil e sinalização digital, abrindo um ambiente visual amplo que permitia a visualização de todo salão, dado que a área central foi restrita a lounges, ideais para ativações, o que valorizou ainda mais seu entorno”.

FÓRUM EVENTOS 2024

A partir de agora todas as atenções se voltam para o Fórum Eventos 2024. Vários grandes players reforçaram ainda durante esta edição que estarão novamente mostrando suas soluções no mais importante encontro da indústria de eventos. Antes, o Grupo Conecta Eventos promoverá a 24ª edição do Prêmio Caio que já está com as inscrições abertas desde o dia 02/05 e a cerimônia da premiação já tem data marcada 12 de dezembro de 2023 no Expo Center Norte. O Grupo Conecta Eventos segue durante o ano produzindo conteúdo focado nas necessidades da indústria de eventos.