Centro de Convenções de Cairns levanta a cortina, revelando expansão de classe mundial

Wayne Smith é diretor de Desenvolvimento de Negócios
Centro de Convenções Cairns

Após uma reforma e expansão de AUD$ 176 milhões (US$ 112 milhões), o premiado Centro de Convenções de Cairns tem o prazer de revelar sua nova expansão, revelando um novo padrão para conferências e eventos internacionais e nacionais.

A remodelação de classe mundial pretende solidificar o altamente conceituado centro como um local de vitrine para Queensland, aprofundando seu lugar no cenário internacional e melhorando a posição do Centro de Convenções de Cairns como líder em eventos de negócios.

Locais marcantes preparam o cenário

A expansão de última geração oferece 10.500 m² adicionais de espaço flexível para reuniões, banquetes e exposições, atendendo até 2.500 pessoas. O destaque da expansão é uma nova adição impressionante – o Trinity Level, com sala de banquetes e terraço ao ar livre.

A Sala Trinity é o maior espaço a ser inaugurado como parte da expansão e é ideal para jantares de gala e grandes coquetéis para até 500 pessoas. O Trinity Terrace adjacente oferece o cenário perfeito como um espaço pré-funcional completo com opções internas e ao ar livre, com vistas deslumbrantes sobre Trinity Inlet e as cordilheiras além, permitindo que os participantes mergulhem no clima tropical de Cairns.

Sala Trinity

Somando-se ao espaço expandido do Centro está a reforma do Mezanino, que inclui um novo espaço plenário com 450 lugares e um espaço de exposição no mezanino que acomoda até 30 estandes. Completando o nível Mezanino estão a adição de três novas salas de reuniões, atendendo até 370 pessoas nas três salas.

Parte do significativo projeto de expansão também inclui uma grande Porte Cochere coberta plantada com flora nativa e tropical. A imersão única na paisagem permite que os participantes vivenciem os trópicos de uma forma distinta. A sensação de chegada e flexibilidade do espaço serve como um espaço adicional de exposição e encontro ao ar livre.

Além da expansão, o Auditório, a Arena e as salas de reuniões existentes do Centro de Convenções de Cairns passaram por uma reforma completa.

Experiências impulsionadas pela tecnologia transformam conferências e eventos

O renovado Centro de Convenções de Cairns oferece experiências dinâmicas através da tecnologia. A atualização audiovisual de última geração garante que eventos de negócios e planejadores de reuniões tenham acesso a tecnologias inovadoras que criam experiências imersivas para cativar o público.

A experiência tecnológica no Centro de Convenções de Cairns transforma os eventos rapidamente, permitindo aos organizadores de eventos uma capacidade sem precedentes de fazer com que seus eventos se destaquem.

Todos os espaços de reunião foram equipados com câmeras que possuem recursos de controle de panorâmica, inclinação e zoom, controle AV e monitores de visualização integrados para fácil referência às notas da apresentação, além de projetores a laser de última geração que garantem que o conteúdo visual seja apresentado em alta resolução e nítido.

Com a tecnologia sendo mais ampla e fundamental para a experiência do evento, o Centro de Convenções de Cairns instalou uma tela de grande formato de 15 metros com três combinações de projetores, oferecendo uma maior extensão de espaço de tela horizontal, permitindo a exibição simultânea de vários conteúdos.

Esta atualização significativa cria um ambiente de evento envolvente, permitindo que os apresentadores executem o conteúdo lado a lado sem a necessidade de telas adicionais.

Centro de Convenções de Cairns

Luz e som transformam a experiência dos delegados

Paredes e displays LED de grande escala e alta resolução são uma característica marcante da experiência tecnológica do Centro. Os displays LED oferecem flexibilidade incomparável na entrega de conteúdo e criam um cenário visualmente deslumbrante, melhorando ainda mais o envolvimento do público e elevando a experiência geral da conferência e do evento.

Completando a atualização de alta tecnologia está o aprimoramento do som por meio da instalação de processadores de rede Meyer Sound Galileo GALAXY. Isso agora vê o Centro como “pronto para imersão” com a funcionalidade de mixagem imersiva Spacemap Go incluída no sistema GALAXY.

A equipe interna de tecnologia AV do Centro combina as melhores práticas, criatividade e paixão pelo sucesso para dar vida a cada evento, garantindo que o público esteja conectado e inspirado.

Continuando com a abordagem tecnológica, o Centro de Convenções de Cairns desenvolveu uma experiência de realidade virtual interativa e imersiva para planejadores de reuniões. A experiência de realidade virtual pode ser visualizada através de óculos de realidade virtual personalizados ou sem eles.

A experiência de realidade virtual oferece aos planejadores uma visão realista do Centro de Convenções de Cairns e promove uma sensação de conexão com a maravilha de um dos destinos mais bonitos do mundo.

Centro de Convenções de Cairns

Design sustentável destaca o norte tropical de Queensland

Localizada entre duas áreas listadas como Patrimônio Mundial, a Grande Barreira de Corais e a Floresta Tropical dos Trópicos Úmidos, todos os aspectos da reconstrução e expansão foram cuidadosamente considerados para garantir a manutenção de controles ambientais rigorosos. Desde a concepção do local e a utilização das mais recentes tecnologias de eficiência energética até à adoção de práticas operacionais sustentáveis.

A fachada de 130 m de comprimento da expansão é animada por um protetor solar que responde às atividades dentro do Centro e está orientado para responder à trajetória do sol. As telas externas foram calculadas para resolver os ângulos do sol à medida que ele nasce ao longo do dia e em diferentes épocas do ano.

A abordagem sustentável cuidadosamente considerada do Centro de Convenções de Cairns baseia-se na adoção de uma estratégia de design passiva que utiliza fontes de energia ambiente em vez de energia comprada, como eletricidade ou gás natural.

Essas estratégias incluem iluminação natural, ventilação natural e energia solar. A fachada de 130 m de comprimento da expansão é animada por um protetor solar que responde às atividades dentro do Centro e está orientado para responder à trajetória do sol, uma característica importante de uma abordagem de sustentabilidade passiva.

Projetado para mostrar os arredores espetaculares de Cairns, a Cox Architecture orquestrou o desenvolvimento para garantir que os principais locais do Centro - o Trinity Room e o Terrace Level se tornem um ponto de encontro para os delegados apreciarem as vistas de Trinity Inlet e das cadeias de montanhas. Já o design biofílico da Porte Cochere apresenta uma fachada verde viva e paisagismo com 50% de nativos plantados, apoiando a biodiversidade local.

Arredores espetaculares de Cairns

Recursos locais em exibição

Materiais de madeira renovável e recuperada foram obtidos de comunidades indígenas em Weipa, utilizando árvores que foram derrubadas no processo de mineração. A comunidade indígena de Weipa recuperou as árvores, permitindo que a arquitetura as incorporasse na fachada do Centro.

O mármore e a pedra foram obtidos nas pedreiras de Chillagoe, no extremo norte de Queensland.

A intenção do design de interiores contribui para a singularidade do Centro através da colaboração com o fabricante australiano “Ontera”, que foi selecionado para desenvolver um design personalizado que evoca as ervas marinhas e as áreas de alimentação das tartarugas que rodeiam Cairns.

Iniciativas sustentáveis ​​no coração do Centro de Convenções de Cairns

Além do design sustentável, o Centro de Convenções de Cairns demonstrou seu compromisso com a sustentabilidade ao fazer parceria com a Business Events Cairns & Great Barrier Reef para lançar um programa inovador de compensação de carbono em destinos. Em conjunto com a plataforma australiana Reforest e a organização de gestão ambiental Terrain, o programa Reforest facilitará a regeneração da floresta tropical Wongabel Mabi, perto de Cairns, que anteriormente havia sido desmatada para silvicultura e agricultura.

Arredores espetaculares de Cairns

O Centro de Convenções de Cairns fica no coração de um dos destinos de ecoturismo mais belos e renomados do mundo, combinando perfeitamente com o ambiente tropical sofisticado da cidade. O Centro de Convenções de Cairns evoca as sensibilidades do Extremo Norte de Queensland, com o Centro espaçoso, generoso e flexível, mas ao mesmo tempo íntimo.

* Wayne Smith é diretor de Desenvolvimento de Negócios

Fonte: CMW | Conference & Meetings World