Da horta ao prato no Novotel Jaraguá

A horta possui ervas, hortaliças, temperos e até PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) 100% orgânicas.
Horta urbana do Novotel São Paulo Jaraguá Conventions

O Novotel São Paulo Jaraguá Conventions recebeu reconhecimento máximo na categoria “sustentabilidade” com o case “Do prato ao prato” no Prêmio Caio 2017. O hotel encontrou, por meio da compostagem, uma maneira de recuperar resíduos que iriam para aterros, evitando contaminação do solo e geração de gases estufa.

Conhecido como o "Oscar dos Eventos", o Prêmio Caio foi criado em 1999, com o objetivo de incentivar, reconhecer e valorizar o trabalho de empresas e profissionais da Indústria Brasileira de Eventos e Turismo, proporcionando reconhecimento em seu segmento e na mídia.

Pesquisando as melhores práticas de plantação, o Novotel fez parceria com o Instituto Guandu para a realização do projeto “Do prato ao prato”, que funciona baseado na economia circular: resíduos utilizados para adubar hortas urbanas criadas justamente para abastecer as cozinhas dos próprios restaurantes.

Com a implementação do projeto no hotel, parte do resíduo orgânico gerado na cozinha e restaurante é coletado, virando composto orgânico e enriquecendo a terra com nutrientes. Nos dois primeiros meses do projeto foram coletados mais de seis toneladas de resíduos orgânicos. Há ganhos qualitativos importantes com este projeto como a educação ambiental dos colaboradores para a separação do lixo na cozinha.

O Instituto faz a coleta e o tratamento dos resíduos, a compostagem e a implantação da horta, treinando a equipe do hotel para desenvolver a cultura e a educação sustentável. O projeto depende totalmente do engajamento dos colaboradores, pois é necessária a separação correta no momento do descarte, a utilização certa dos sacos de lixo, o compromisso na escala rotativa para regar e os cuidados em gerais da horta. Hoje, parte dos resíduos é transformada em composto orgânico no próprio hotel.

Ewerton Camarano, gerente geral do Novotel São Paulo Jaraguá Conventions comenta: "O projeto trouxe uma nova relação dos colaboradores com os alimentos. A horta nos permite trabalhar na conscientização da boa alimentação e temos muito orgulho em oferecer no restaurante os produtos colhidos”.

A horta possui ervas, hortaliças, temperos e até PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) 100% orgânicas. O hotel pretende ampliar a horta para diversificar ainda mais os alimentos.

Fonte: Assessoria