A Disney dos Adultos!

Não poderia ser em outro local do mundo a CES - Consumer Eletronics Show. Acompanhe a cobertura diária do Portal Eventos da maior de tecnologia que acontece em Las Vegas, até dia 9 de janeiro


Exclusivo: Natasha Caiado, da Wish International Events Management, diretamente da Consumer Eletronics Show (CES), Las Vegas.

Não poderia ser em outro local do mundo a CES - Consumer Eletronics Show. Acompanhe a cobertura diária do Portal Eventos da maior feira de tecnologia que acontece em Las Vegas, até dia 9 de janeiro. 

Luzes, leds, fontes que “dançam”, outdoors gigantes e dezenas de hotéis de mais de 5000 quartos brigam pela atenção de todos os presentes e envolvidos neste evento. Tudo muito pensado, planejado e glamoroso para deslumbrar. Realmente aqui, é a Disney dos Adultos. E fica ainda mais interessante quando os grandes unicórnios estão também brigando pelo espaço visual, físico, emocional e pelo bolso dos 170 mil fanáticos por tecnologia presentes na feira este ano.

As novidades da Volkswagen:

Para minha surpresa o novo CEO da empresa Herbert Diess, começa pedindo desculpas pelo “fiasco” e diz que estão trabalhando para “arrumar” os 11 milhões de carros nos USA e os 8 milhões na Europa. Fala ainda que a VW será repaginada e o foco está na personalização de seus produtos que serão lançados em duas etapas.

A primeira, já em pré-ordering está o carro semi automático. A busca de “experiência de usuário”. O carro foca em ser a segunda casa em termos de conforto, segurança, mobilidade e conectividade. Os comandos passam a ser por voz, desde a liberação da mão para o volante. O carro elétrico tem sensores que permitem estacionar sozinho, todo o emaranhado de fios dos devices desaparece e o carregamento é feito via wireless, tanto de fones, tablets e do próprio carro. A sincronização do automóvel com os dispositivos modernos permite que musicas, jogos, roteiros de viagem sejam lidos pelo painel do mesmo. O relógio de pulso (smartwatch) indica onde está o carro, onde ele esteve enquanto seu filho ou qualquer outra pessoa o dirigiu bem como velocidade máxima que utilizou. Para os países de neve, o carro aquece conforme a distancia em que anda.

Ja no segundo momento informado pela VW, o carro que tem o nome criativo de Budd-E, aprofunda a “internet of things” - inteligência artificial que está bem mais presente. Por exemplo: indo para o trabalho de manhã eu pergunto para o painel do carro como está minha geladeira e descubro que falta algum item importante dentro dela. O carro que tem sua própria nuvem/cloud acessa meu aplicativo de compras, que está ligado ao meu cartão de credito e processa a compra, indicando onde está meu carro e já solicita a entrega. Enquanto eu trabalho, o fornecedor de bebidas coloca no porta-malas que está programado para abrir para ele. No caminho de casa o interfone de casa toca e vejo que minha visita chegou. Pelo painel abro a porta a distancia e minha vida social está salva sem que eu tenha que sair da minha rotina.

SAMSUNG na mesma rota

Variação sobre o mesmo tema complementar ao produto anterior falado, foi apresentado pela SAMSUNG. Uma geladeira com uma super tela touch que “lê” os itens que estão dentro, indica o que falta, baseado na programação mensal que a família usa. Ela própria faz a lista de compras, indica onde comprar e com um único clique, acessando as informações de entrega, cartão de credito já guardados na sua memoria, faz o pedido. Esta é uma mudança de hábito que influenciará tantos outros setores. A partir do momento em que não se faz mais necessário ir ao supermercado.

Pensando por ai, há questões que precisam ser discutidas como: quantos produtos terão que se adaptar ou até mesmo mudar suas as estratégias de vendas, de logística, de lançamento? Quantos terão que renovar sua ponta de gondola, demonstradores...

KIA dirige sem você

A KIA foi outra empresa que apresentou as novidades e o que mais me impressionou foram os sensores 360 graus nos novos carros que possibilitarão em um futuro próximo que eu envie meu automóvel sozinho para buscar, por exemplo, meu filho, ou o cachorro que foi tomar banho. Ou já que o público alvo da empresa são “os milênios”, meu próprio filho mandará o carro me buscar para o almoço de família.

Este primeiro dia da feira deixa claro que teremos varias questões filosóficas e antropológicas e até mesmo existenciais para administrar nos próximos tempos.