Tendências Internacionais e Cases de Sucesso do Prêmio Caio foram destaques no Fórum Eventos

O Fórum Eventos reservou alguns palestrantes especiais para o segundo dia de discussões. Por Luciene Gazeta

Shawna Suckow, Presidente da Sênior Planners Industry Network

Na parte da manhã, Shawna Suckow, presidente da Sênior Planners Industry Network, especialista em comportamento do consumidor e tendências de mercado, abordou o tema Tendências Nacionais e Internacionais, dividindo sua apresentação em temas pontuais como Mercado Global, Convergência, Segurança, Agenda, Alimentação entre outros. Shawna também ressaltou a importância de se manter o foco dos congressistas ativo durante a apresentação, propondo minidiscussões com os participantes, convidando-os a ficarem em pé. “Queremos que a própria pessoa escute a apresentação e ela mesma quer escutar, por isso, a cada 15 minutos realizamos este exercícios com os grupos”, destacou. Na condução dos exercícios, Shawna foi ajudada pela moderadora do Painel, Ana Maria Diniz Cintra, diretora do Centro de Convenções Rebouças.

Ana Luisa Diniz Cintra, diretora do Centro de Convenções Rebouças e moderadora do painel Tendências Internacionais

Outro tema abordado pela profissional, que soma mais de 10 anos no segmento de eventos, foi a realidade virtual. Segundo Shawna, o impacto da realidade virtual é absoluto atualmente e agrega positivamente, pois aproxima o que está distante para perto de nós. Como exemplo, ela citou a possibilidade de uma rede hoteleira despertar em seu potencial hóspede a experiência de estar dentro do quarto que aonde ele ainda não conhece, por meio da realidade virtual.

Ela encerrou sua apresentação debatendo a importância do respeito como uma nova tendência entre todos os envolvidos com a realização de um evento, ressaltando que é imprescindível aos planejadores de eventos aumentar a qualidade da entrega do serviço que se propõe a realizar.

Outro momento importante da terça-feira aconteceu após o almoço, com o Show Case, um painel que apresentou, por meio do método Pecha Kucha, os 10 melhores cases do Prêmio Caio 2016, agregando um vasto conhecimento e troca de expertises entre os profissionais que apresentaram seus cases campeões.

Entre eles, Alexandre Mutran, gerente de comunicação regional da Globo SP apresentou o Verdejando, ganhador do Jacaré de Ouro do Prêmio Caio, um projeto que surgiu em 2013 e tem como um dos objetivos ajudar na mobilização do Estado civil e do poder público como uma iniciativa para conservação do verde na cidade de São Paulo. Segundo ele, mais de 70 mil mudas foram plantadas em 4 anos de projeto, contando com engajamento ativo da sociedade.

Rachel Ramos, diretora da WIN Eventos, abordou o Programa de Sustentabilidade da Win Eventos, vencedor do Jacaré de Ouro na Categoria Serviços. Segundo Rachel, o conceito de sustentabilidade agrega como cada pessoa sustenta a sua vida, sua empresa e seu ambiente. Partindo deste princípio ela abordou sobre o Evento Mais Sustentável, que se baseou em três pilares: engajamento de fornecedores, gestão de resíduos e comunicação criativa. “Elaboramos uma cartilha com parâmetros e diretrizes que, a partir dela, gera uma carta de comprometimento com o promotor do evento”, ela ressaltou.

A Convenção Nacional APSEN 2016 foi o case da Aloha Studios, representada no evento pelo CEO Rubens Nobre. Ele explicou que o desafio de produzir este evento foi inicialmente, o tema apresentado, “Super Heróis”. Para isso, surgiu a A.P.S.E.N - Agência Protetora da Saúde e Evolução Natural, explica Rubens, uma agência secreta. “Demos aos colaboradores treinamentos secretos e armas para que eles tivessem superpoderes”, comentou.

Também apresentaram seus cases Felipe Lemos (Alternativa Eventos), Luciana Navarro (Zum Brasil), Lincoln Chaves (Vintage AG), Renato Vertini (Hotmacon), Serge Crespin (SRCom), Tonico Novaes (Campus Party) e Varinia Cantaux (Red Star Events).

O Fórum Eventos 2017 aconteceu nos dias 24 e 25 de abril, no Centro de Convenções Rebouças, na capital paulista.

Confira aqui mais imagens do Fórum Eventos