Projeto busca valorizar turismo nas ruas de Porto de Galinhas

Porto Cult prevê calendário temático de eventos musicais e gastronômicos.

Um colorido especial passa a fazer parte da rotina de visitantes e moradores de Porto de Galinhas. Quem transita pela Rua das Piscinas Naturais, um dos pontos mais frequentados do destino, já encontra nos céus do balneário uma decoração temática baseada num dos símbolos máximos da cultura pernambucana – as sombrinhas –, além de contar com um espaço dedicado a atrações musicais e gastronômicas.

Intitulado Porto Cult, o projeto é fruto da união de empresários, comerciantes locais e tem como objetivo difundir as manifestações culturais e talentos da região, contribuindo para ampliar o fluxo de turistas na vila. “A ação também potencializa a geração de receitas para toda a cadeia produtiva e valoriza a experiência turística no destino, além de ampliar a interação entre visitantes e moradores”, comenta a diretora executiva do Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau, Brenda Silveira.

A decoração com sombrinhas teve início no período de carnaval, em caráter experimental, e registrou excelente receptividade. Agora, será trocada quatro vezes ao ano, sempre em alusão a uma data comemorativa, a algum evento do calendário regional ou internacional. A próxima temática deverá estar ligada à Copa do Mundo. Em paralelo, foi montado um palco para apresentações semanais de jazz, blues e de grupos como a Orquestra Criança Cidadã - Meninos do Ipojuca, além de performances artísticas ligadas à capoeira ou ao caboclinho, dança eleita recentemente Patrimônio Cultural do Brasil.

Sombrinhas decoram a Rua das Piscinas Naturais

Os espetáculos serão realizados sempre a partir das 21h. Um polo gastronômico será criado para atender ao público participante, com cardápios unificados e a adesão dos principais restaurantes do entorno. “Os próprios hotéis estão muito engajados no projeto, justamente por entenderem a importância dessa imersão como estímulo para estender o tempo de permanência ou regressar mais vezes ao destino”, acredita Brenda.

O espaço e a decoração premium também poderão ser aproveitados como ferramenta de marketing pelo comércio local e por empresas interessadas em associar suas marcas ao balneário. “Uma das ideias em discussão, inclusive, seria agregar ao Porto Cult um programa de adoção de praças e áreas naturais da vila de Porto de Galinhas, valorizando o paisagismo em troca da exposição da empresa parceira”, observa.

Fonte: Assessoria